Tudo que o investidor inteligente deseja ao entrar no mundo dos investimentos é um mercado de baixa de 20 anos, para que ele possa comprar ativos a preços baixos em relação ao valor das empresas. -Adaptado de "O investidor inteligente - Benjamim Graham"

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A revisão da estratégia

Como todos sabem, comecei a investir em ações em janeiro de 2013. Por mais que eu tenha lido bastante antes de começar, me considero um sardinha. Entrei no mercado, sem saber que a primeira crise ia dar as caras logo logo. Seis meses depois, a bolsa bateu 44 mil pontos!
Não desanimei, minha diversificação e minha estratégia de só investir em empresas operacionais me protegeram de uma queda maior, porém surgiu um dilema: O que comprar? Tudo parecia barato, já que tudo tinha sido comprado mais caro do que valia. Mas qual empresa estava mais descontada em relação aos fundamentos?
Tinha 12 empresas em carteira, e duas questões surgiram:
1 - A partir do portfólio inicial, qual empresa devo comprar?
Não consegui responder. Estou estudando mais ainda, e devo montar um critério objetivo, algo como um limite de preço para comprar a ação, e quem estiver mais longe desse valor eu compro. Não vou inventar a roda, estou estudando as fórmulas de Graham, e outras simples para Valuation, e vou adaptar ao meu caso. O único requisito é que essa fórmula também me de um limite a partir do qual eu comece a vender as ações gradualmente.

2 - Por que eu tenho 12 empresas na carteira?
Com valor médio em cada ação em torno de R$3.000,00, eu não estava me sentindo realmente responsável pela merda que eu tava fazendo! Minha proteção contra a ignorância, a diversificação, se tornou também uma amarra que estava me impedindo de adquirir mais conhecimento. Estava confortável, pois tinha pouco dinheiro em cada empresa. Resolvi acabar com isso!
Da última vez que divulguei minha carteira, eu tinha BBAS3, BEMA3, CMIG4, CSMG3, ETER3, EZTC3, PETR4, PSSA3, TRPL4, VALE5, VIVT4 e WHRL4.

A escolha de quais limar foi difícil, mas valeu como aprendizado. Me livrei das elétricas. Gosto da CMIG, mas sua estrutura altamente complicada e diversificada é difícil de analisar, não vale o tempo que eu gastaria para olha-la mais a fundo. TRPL deu uma banda nos acionistas, não divulgou dividendos até agora, e tem sido ruim no RI. Mau sinal, pulei fora antes dos resultados do 2T3.

Também, um pouco a contragosto, vendi WHRL4. Gosto da empresa. Mas o cíclico está contra ela agora, e cheguei a conclusão de que meu preço médio estava alto.

No auge da crise, troquei CSMG3 por SBSP3. Já tinha gostado mais da companhia paulista, mas achava cara no começo do ano. Com a crise elas ficaram com preços equivalentes, mas a SBSP tem margens maiores. É claro que tem a questão do congelamento dos preços, mas isso não vai durar pra sempre!
E por fim, troquei VIVT4 por VIVT3. Não tem jeito, para uma empresa controlada por um grupo espanhol, acho que o TAG ALONG vai ser bem-vindo. Acho a Telefônica grande demais para ser vendida hoje, mas a Anheuser Busch também era, e a INBEV comprou!

Vendi a maioria das ações com pequeno lucro, ou pequeno prejuízo, totalizando um pequeno prejuízo. Já nas trocas, tinha um certo prejuízo, o que vai ser ruim para meu imposto de renda se elas subirem e eu resolver vender. Mas é parte do jogo, estou aprendendo!

Com isso, agora tenho BBAS3, BEMA3, ETER3, EZTC3, PETR4, PSSA3, SBSP3 VALE5, VIVT3.

Ainda preciso fazer uma escolha de gente grande, detonar VALE ou PETR, mas acho que não vou vender, vou simplesmente parar de comprar uma delas. Outro problema é BEMA3. É meu único turnaround. E eu comprei num preço alto. Mas o resultado veio, e também não sei o que fazer. Estou resistente a vende-la, parte pelos resultados, e parte pela assunção de prejuízo maior. Vou estudar melhor a empresa, por enquanto não vou mexer. Pode ser que se recupere, pode virar mico. Sei lá, essa foi a ação que comprei menos seguro, pois queria uma da área de TI, e essa pareceu barata a PL de 9. Paciência, ainda bem que tem pouco $$$ la.


Outra novidade foi a entrada dos Títulos de renda fixa na carteira. Minha previsão inicial era de investimento somente em ações. Porém, a instabilidade de bolsa, e a oportunidade que pode ser gerada por uma crise, principalmente depois que o FED iniciar a trajetória de subida dos juros, pode abrir uma janela de oportunidade em imóveis, títulos de longo prazo, FIIs, e até na IBOV. Para não deixar o dinheiro parado na poupança, comecei a comprar títulos de curto prazo. Meu único erro foi ter começado pelas NTN, que o prazo mais curto já é longo demais...
Agora já corrigi, e somente tenho comprado LTNs. Se a SELIC bater 10%, vou adicionar LFTs também, pela liquidez. Essa é uma aposta, se a crise não vier, posso utilizar o dinheiro dos títulos para comprar ações, para adquirir um imóvel próprio, ou até para meu divertimento, não sei...

Só sei que esse bearmarket não tá fácil nem para um URSO!

Abs,

        Urso.

6 comentários:

  1. REalmente quando se diversifica muito fica um chatão e problemático de se analisar tudo e a pulverização dificulta escolher onde aportar dado que temos aportes em teoria baixos.

    Por outro lado a solução dos gurus de finanças de investir nos nojentos PIBB e BOVA é pior ainda devido a quantidade de lixos que tem lá dentro e não recebermos nada de divdendos o que detona a luta pela IF e viver de renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc pode nos dizer o que acontece quando se concentra muito, Deco? E fale mais sobre como os acionistas da holding de Warren Buffet estão infelizes por nunca terem recebido dividendos da empresa...

      Excluir
    2. Pobreta, tem razão, qto mais diversificado, mais tempo estudando e acompanhando as empresas.
      Fundo é foda! talvez faça sentido no longo prazo, mas não pra mim.
      E ter menos empresas qdo vc tem pouco dinheiro aumenta sua responsabilidade então é um estímulo para estudar mais o que você está comprando, essa foi minha maior motivação.
      Mas tem o outro lado da moeda, -diversificação=+risco, que as pessoas, de maneira educada ou não, vivem te falando.
      Troll, não existe nenhuma restrição a trollar os outros no meu blog, ainda que o trolado seja eu. Porém, faça o favor de não citar nem insinuar a possível identidade de alguém. Se você ou qualquer outro fizer isso novamente, apagarei o comentário imediatamente.
      Quanto aos dividendos, é uma estratégia possível. Ela é pouco ambiciosa, mas eficiente para muita gente, não tenho nada contra.
      É claro que, se o pobreta tivesse, além de ELPL,CMIG, ETER, BBAS, VIVT, VALE e/ou outras dos mesmos setores, e consideradas boas pagadoras de dividendos, provavelmente estaria agora com uma perda abaixo da perda do ibovespa, diferentemente da ELPL que caiu muito, Como disse no início do post, -DIV = +RISCO.

      Abs,

      Urso

      Excluir
  2. Cara, nao tem nada de errado em se ter uma carteira com muitas empresas desde que elas sejam boas. Minha carteira vai ter algo proximo ha 35 acoes, hoje tem 14. Diversificar também ajuda na corrida pela if, principalmente para quem nao tem tempo/conhecimento de analisar mercado a fundo. Prefiro escolher empresas com lucros crescentes e constantes do que indices no brasil, por questoes de metodologia dos mesmos. Abraco, medico investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MI,
      explanei minhas motivações no post e no comentário acima, mas concordo com você.
      Lynch possui muitas empresas(nos EUA a oferta é muuuuito maior), e bons resultados.
      Realmente tempo é um fator, e quanto a índices, como bovespa, sé você simplesmente tirar as que tiveram muita queda nos lucros, ou prejuízos nos últimos anos, e também as mais caras, já deve se sair bem no longo prazo, no índice você carrega umas porcarias movidas a FLUXO...
      Meu objetivo é conhecer bastante cada empresa, para poder diversificar o mínimo possível. Claro que nem sempre a empresa que vc já possui está barata. Hoje tenho PSSA, que subiu 10% desde que comprei, e está com uma margem bem pequena para comprar, então compro outras, mas o objetivo é assumir uma parcela de risco maior, tentando aumentar um pouco os ganhos!
      Abs,
      Urso

      Excluir
  3. Adoro quem sabe investir!

    http://www.valdeirvieira.com/lead-americas-business/

    ResponderExcluir