Tudo que o investidor inteligente deseja ao entrar no mundo dos investimentos é um mercado de baixa de 20 anos, para que ele possa comprar ativos a preços baixos em relação ao valor das empresas. -Adaptado de "O investidor inteligente - Benjamim Graham"

domingo, 1 de dezembro de 2013

Fechamento Novembro

Antes de iniciar o post de fechamento, quero me desculpar pelo sumiço. Desanimei um pouco, acho que a saída do Mobral contribuiu, mas vou manter o blog. Inclusive já respondi os comentários do último post, para quem quiser ver, e adicionei alguns blogs na minha blogroll. Vida que segue.

Este mês a bolsa voltou a mostrar sua faceta dominante em 2013: QUEDA! E eu como bom Urso saí de minha hibernação, somente para ver que as taxas do TD também estavam interessantes. Porém, como meu aporte tem diminuído, e por isso deixei o TD de lado esse mês.

E se as taxas subem, os títulos que tenho caem. Ainda estou no positivo, mas a rentabilidade até o momento é pífia. Mas, renda fixa é renda fixa, nos vemos no dia do resgate...


Já no campo das ações, a vida é menos monótona, e aproveitei uma queda momentânea de PSSA3 para levar mais 100 pra casa. Também adicionei mais algumas VIVT3, que absorveu resultado ruim no trimestre mais algumas incertezas de controle. Esse mês também foi o mês do retorno do VERMELHO à tabela:


A distribuição está bem mais homogênea, e não me sinto exposto em demasia a nenhum papel:



É verdade que VALE e PETR eu somo as participações, e não gostaria que sua participação conjunta fosse mais de 20%, mas ainda assim, nenhum problema.
No resultado final, é ruim colocar 4K e ver seu patrimônio subir menos de 2K, mas os mais de 16% de vantagem sobre o IBOV já me satisfazem. Sigo aportando e aumentando o patrimônio, que é o objetivo:


A nova meta, de bater a inicial somente com ações, segue firme, e será alcançada, salvo um apocalipse Urso na bolsa:



Lembro que não estou fazendo qualquer tipo de recomendação de compra ou venda, e que não sou credenciado para faze-la. Antes de investir, forme sua própria estratégia.

Um abraço do Urso!

10 comentários:

  1. aew, finalmente alguem que visualizou a pssa3! vou abrir posição nela este mês

    ResponderExcluir
  2. Hoje você deu uma patada voraz em PETR4: -9%!

    Continue atacando, mas vamos com calma... rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala colega,

    Estou começando minha jornada rumo a independência financeira. Já acrescentei o seu blog no meu. Porque não acrescenta o meu no seu agora?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Hora de atacar o TD!

    Abraço,
    IM.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,
    o meu navegador está travando na hora de responder diretamente, então vou responder todos aqui num post só:

    Sonny: Já tenho essa danada desde janeiro, pena que ela sobe rápido, queria ter encarteirado mais antes de chegar a 28. Mesmo assim acho que ainda vale a pena abrir/aumentar posição.

    Troll: Nós dois sabemos que minha espécie hiberna. Mas graças ao aquecimento global (leia-se política fiscal), não tem mais inverno, então resolvemos não hibernar esse ano. Que pena...

    Investidor livre: Estou num período mais de deletar do que adicionar pessoas. Vou dar uma olhada no seu blog. Mas não prometo nada (aliás, meu blog anda tão parado e vazio que não sei o que vc ganha entrando na lista rsrsrs)

    Investidor mochileiro: FED+DOLAR+eleição+Inflação. Sei não, esse yelds podem subir ainda mais. Mas não posso negar que 6,5% real é interessante

    Anônimo: Já venho pensando nisso há bastante tempo. Acho que chegou a hora de tomar uma atitude. Pretendo continuar postando, mas assino embaixo das decisões sábias do AdP

    Um abraço do Urso

    ResponderExcluir
  6. Urso, frente à suas atitudes e palavras em prol de um bom clima na blogosfera de finanças vejo que é uma pessoa de valor e frente a isso faço questão de frequentar seu blog com maior assiduidade e acrescentá-lo à minha lista.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi . Acompanho seu blog há um tempo e estou iniciando um novo projeto. Você poderia adicionar o meu link na sua lista de blogs? (www.itradesys.com.br)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. R.I.P.
    Mais um expulso do mercado.
    Bora voltar pra renda fixa que vc ganha mais.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de investir em ações. Estou trabalhando focado nos meus resultados. Todo dinheiro do meu blog invisto em ações.

    ResponderExcluir