Tudo que o investidor inteligente deseja ao entrar no mundo dos investimentos é um mercado de baixa de 20 anos, para que ele possa comprar ativos a preços baixos em relação ao valor das empresas. -Adaptado de "O investidor inteligente - Benjamim Graham"

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Setembro

Setembro foi o mês de esquecer junho. Pronto, o ano começou, e começou tarde. Mas para um Urso como eu, fica a tristeza de estar cada vez mais caro comprar as minhas ações. Duas estão fora do meu preço alvo de compra, e muitas estão se aproximando. Se continuar assim, vou ter que garimpar outras oportunidades, ou terminar de aperfeiçoar minhas contas, hoje exdrúxulas, de precificação dos papéis, para poder diminuir minha margem de segurança. Bom, de qq forma, o psicológico de estar no azul sempre ajuda um investidor principiante, mas nesse caso torço para que os fundamentos subam juntos, para baratear o custo das ações via crescimento no valor!

No tesouro direto as taxas de curto/médio prazo deram uma travada entre 11 e 11,5%. Ainda me é um valor favorável, dentro da minha estratégia de ter $$$ curinga entre 2016 e 2020, para aproveitar em investimentos, como o proprio TD, FII, ou até comprar um imóvel, para aluguel ou residência.
 Os resultados continuam me confirmando que, no TD, a única estratégia é escolher bem o prazo, e setar um rendimento mínimo aceitável. Aquela ntn de 2024 certamente vai me fuder, pois meu prazo max é 2020. Se os juros continuarem a subir(e isso deve acontecer), essa merreca vai render menos que poupança até eu sacar. Sem problemas, erro cometido, lição aprendida, e principalmente, com pouco $$$ arriscado.

Nas ações, fiz mais uma decisão difícil. Vendi BEMA3. Cheguei a conclusão que a empresa não tem o potencial de crescimento que eu desejo pro preço que paguei, e como a maioria de seus clientes é do varejo, e não vejo a economia forte, resolvi realizar o prejuízo e partir para outra. Também fiz belos aportes no TD e RV, totalizando R$7.900,00, com tendência de queda. Minha esposa vem ajudando, mas outubro não tem mais serviço extra, por enquanto, então o esforço de poupança vai ser difícil.
Resultado das ações:


Interessante observar, que mesmo com várias ações no negativo, e ainda considerando algumas vendas cujo resultado final foi prejú, estou no positivo nas ações, pois aportei nelas menos de 47mil. Dividendos fizeram a diferença. Uma coisa que resolvi após atingir 1000 ações da Eternit, é avaliar minha distribuição da carteira, para diluição de risco. Então fiz um gráfico:



É fácil perceber que carreguei a mão em ETER3, mas a oportunidade veio, e nessas horas eu avalio se vale a pena arriscar um pouco mais. Mas outro fato que é até mais interessante, é que 39% do meu $$$ em ações está aplicado em empresas estatais, ou seja, o máximo do risco governo. Mesmo considerando a diversificação intra, já que SP é PSDB, o reajuste não saiu, o que tá segurando o papel. Vai saber no que vai dar... Ainda, outros 21% estão em setores fortemente regulados, e com grande participação estatal. 60% é muita coisa, e eu ainda desconsiderei PSSA3, que sofre concorrência de BBSE3, mas que ainda nao sofreu nenhuma pressão do governo. O que fazer? Ainda não sei, mas já embuti nas minhas expectativas o governo, então sigo na estratégia.

O resultado final é um belo patrimônio, para quem apenas começou, mas nada para quem almeja a IF:


Minha meta agora é fechar 2013 alcançando a meta original somente com ações, como pode ser visto no gráfico:


Ou seja, meta de R$55 mil em ações até dezembro. Mês que vem começo a projetar as ações, ao invés dos aportes, que estão sumindo no gráfico rsrsrs.

Um abraço do Urso!

5 comentários:

  1. Fala Urso, tudo certo?

    Rapaz, eu gosto muito da sua carteira, é uma das que eu mais acompanho e acho que está com excelentes empresas, já já as coisas voltam ao seu curso normal.

    Grande abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinda,
      obrigado pelo elogio, mas nao se fie muito em mim, ainda cometo muitos erros, e quase todas as minhas vendas deram prejuízo. Também ainda ão encontrei uma ação que eu acredite que vai multiplicar meu patrimônio, então procuro mais uma estratégia defensiva. Enfim, cada um tem a sua estratégia. Também gosto da sua, eliminar dívidas é um ótimo começo!

      Abs,

      Urso

      Excluir
  2. Tá felizão hein, aumentou em 11.000 e com 7.900 de aporte está se aproximando rápido do grupo dos bad boys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobreta, o aporte me deixa mais feliz que a rentabilidade. Ando num dilema com PSSA3, quero comprar, mas cada vez que decido que o preço ainda é bom, ela sobe 1 real rsrs. Preferia ela a 20, quando eu venderia ate o RIM pra comprar!
      Cheguei a pensar em ELPL quando caiu abaixo de 7,5, mas não cheguei a estudar a empresa a fundo.
      Enfim, meu lado Urso nao tá tão feliz com a rentabilidade, me obriga a estudar mais, mas claro que o $$$ na tela d homebroker é quase uma droga, vicía!
      Espero ser promovido no seu ranking ano que vem, vamos ver. A tentação do consumismo está sempre a espreita, vc tem suas GPs, eu tenho viagens, coisas pra casa, restaurantes e tudo o mais que dá prazer imediato. Não sou sovina ao extremo, mas também não gasto tudo. Equilibro o $$$ do presente e do futuro, e isso é que me deixa mais feliz, saber que tenho o suficiente pra hoje, e pra tentar me garantir pro amanhã!
      Abs,

      Urso

      Excluir
    2. É isso aí, aporte é mais importante que rentabilidade, vai diversificando e aprendendo que quando o barco ficar grande (300.000) aí sim tem que começar a ficar feliz com a rentabilidade

      Excluir