Tudo que o investidor inteligente deseja ao entrar no mundo dos investimentos é um mercado de baixa de 20 anos, para que ele possa comprar ativos a preços baixos em relação ao valor das empresas. -Adaptado de "O investidor inteligente - Benjamim Graham"

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Outubro

Em outubro, os capítulos finais e dramáticos da novela X não impediram o IBOV de continuar a sua recuperação. Pelo que vi na blogosfera, aqueles que tinha boas empresas conseguiram performar bem melhor que o índice. Meu lado Urso continua reclamando dos preços das ações, mas o resto de mim continua pensando: é hora de se aprimorar, pois está cada vez mais difícil encontrar pechinchas.
Continuo na estratégia de colocar parte do $$$ no TD de médio prazo, para decidir o que fazer lá na frente, porém o aporte continua caindo. Vamos ver em que patamar eu consigo estabilizar!

No Tesouro Direto, nada mudou. a subida da SELIC já estava embutida nos juros futuros, que continuam no mesmo patamar, e eu sigo comprando. Acredito que essas taxas somente voltem a subir com a SELIC acima de 10%, ou com o início da diminuição dos estímulos monetários nos EUA, que obviamente vão impactar a SELIC em seguida. Abaixo o resultado do TD:



No TD, o resultado é lento e varia pouco, a exceção dos momentos de mudança brusca da política monetária. Nem acompanho as variações, somente quando vou redigir este post de fechamento.

Nas ações, nada de novo, comprei 60 VIVT3 abaixo do meu preço médio, como pode ser verificado na tabela. A grande novidade é que neste mês, pela primeira vez, todas as minhas ações estão no positivo! Nada de vermelho este mês!


E esta tabela não inclui os dividendos, que ultrapassaram a média de 100 reais por mês, o que não dá pra nada rsrs. O interessante é que, com o aporte, e a valorização de outros ativos, ETER3 dimunuiu um pouco seu peso na carteira:

O patrimônio continua subindo a passos largos, mesmo com a diminuição dos aportes, e já consigo me imaginar com 100 mil no ano que vem!


Ainda assim, quando me empolgo um pouco pensando quanto vale 70 mil, penso que, para 1 ano de acumulação é muito, mas para IF é muito pouco. Assim volto a realidade bem rápido.

Como eu havia falado mês passado, como a meta tinha sido ultrapassada, e o $$$ das ações tem mais probabilidade de servir a IF, decidi tornar a meta original como uma meta somente de $$$ em ações. E já estou com um mês de vantagem, conforme o gráfico:


Lembro que não estou fazendo qualquer tipo de recomendação de compra ou venda, e que não sou credenciado para faze-la. Antes de investir, forme sua própria estratégia.

Um abraço do urso!

14 comentários:

  1. Seu aporte ainda é fortíssimo e você está indo bem em rendimento e como é esperto e estudioso vai continuar firme na subido, está indo em urso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobreta,
      como você vai ver no próximo post, o aporte continua em franca decadência.
      Vamos ver em que ponto eu consigo estabilizar.
      Mas é claro que continuo firme!

      Excluir
  2. IU : Excelente performance! Parabéns pelo crescimento exponencial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu guardião!
      Mas se a partir de agora crescer de maneira linear, já estou satisfeito!

      Excluir
  3. Bela rentabilidade Urso!

    Já já vou postar meu fechamento também! Te aguardo lá!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre,
      acho que a essa altura ja verei o fechamento de novembro!
      abs,
      Urso

      Excluir
  4. O único urso que se deu bem este mês foi você, o resto foi só alegria dos touros !

    E fechar tudo no azul é de deixar a gente na felicidade mesmo, né ?

    Parabéns pelo ótimo resultado !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poney,
      apesar do psicológico gostar do azul, no vermelho é que aparecem as melhores promoções!
      A bolsa esta ensaiando uma black friday!
      Abs,
      Urso

      Excluir
  5. Excelente crescimento mensal! Parabéns!

    Me add ai nos seus blogs favoritos: http://investidormochileiro.blogspot.com.br/

    Abraço,
    IM.

    ResponderExcluir
  6. Nobre Urso, seu aporte é forte como uma patada. Com esse poder de poupança, disciplina e paciência, é certo que você conseguirá formar um grande patrimônio? Quando vc se refere a IF, o que vc imagina? Pretende parar de trabalhar ou deseja apenas complementar a renda?

    Obs: te adicionei ao meu blogroll, ok?

    ResponderExcluir
  7. Troll, interessante seu "é certo" seguido de uma interrogação. Ainda que involuntário, é a máxima da vida: Nada é certo, senão a morte!
    Quanto a IF, a musa, tão sonhada, imaginada e desejada, para mim não tem a ver com parar de trabalhar.
    Tem mais a ver com acordar de manhã e saber que não preciso ter uma atividade remunerada para me sustentar (claro que isso é uma estimativa, e pessoas riquíssimas já erraram ela, como J. Guinle). Hoje, por exemplo, Meu patrimônio me sustentaria por mais de 1 ano. O que não é nada para quem vislumbra 50, 60 anos mais.
    Quando eu julgar o objetivo atingido, posso mudar de atividade, fazer somente hobbies, ou mesmo continnuar no mesmo trabalho, e aumentar a margem de segurança. Mais pra frente eu decido isso.
    Abs,
    Urso

    ResponderExcluir